terça-feira, 22 de julho de 2008

Um Papo com ZÉ HENRIQUE (YAHOO)

YAHOO A banda YAHOO, uma das mais populares do pop nacional entre as reveladas nos anos 80, está de volta. O grupo, formado por Zé Henrique (baixo, voz), Sérgio Knust (guitarra, violão, vocais), Val Martins (teclados, violão, vocais) e Marcelão (bateria, percussão) e que emplacou hits como Mordida de Amor e Caminhos do Sol, lança o CD e DVD Yahoo Ao Vivo (Atração), comemorando vinte anos de carreira.

A volta é pra valer. Conversei na manhã de 22 de julho em São Paulo com Zé Henrique, líder do quarteto (o segundo na foto, a partir da esquerda), que falou desse retorno e da carreira do Yahoo.

Confira o papo:

TONINHO SPESSOTO – A volta do Yahoo é pra valer?                     ZÉ HENRIQUE – É pra valer. Nunca nos afastamos da música, apenas passamos a nos dedicar mais à produção, chegamos a ganhar dois Grammy Latinos como produtores. Mas agora decidimos nos reunir e partir para a estrada de vez. Sempre gostamos do palco!

Toninho – Vocês chegaram a gravar um CD, Versões, há cerca de um ano e meio, que seria lançado por um selo independente. O que aconteceu?                                                                            Zé Henrique – Aconteceu que o pessoal da gravadora tirou o pé do acelerador e nós ficamos na mão. O CD chegou a pouquíssimas lojas e acabamos distribuindo para divulgação. Quase ninguém tem o disco, o que é uma pena, pois o resultado ficou muito legal. Mas a master é nossa, podemos fazer o que bem entendermos. Na verdade, algumas canções do repertório daquele trabalho estão neste disco.

Toninho – Quais critérios foram empregados na seleção de repertório e escolha dos convidados para o Ao Vivo?                   Zé Henrique – Buscamos reunir os sucessos, canções novas e algumas do CD Versões. O público gostou das novidades e relembrou os hits, o que nos deixou extremamente satisfeitos. Quanto aos convidados, procuramos chamar pessoas que têm afinidade conosco, de quem somos fãs ou com quem já trabalhamos juntos. Foi muito prazeroso ter Tânia Mara, Michael Sullivan, Marcos Menna e Felipe Dylon no palco.

YAHOO Toninho – Vocês chegaram a pensar em chamar o Robertinho do Recife para participar do CD e do DVD?                 Zé Henrique – Eu chamei o Robertinho, mas ele disse que não poderia participar, por compromissos anteriormente assumidos. Uma pena, pois gostaríamos de ter ali no palco todos os músicos que fizeram e fazem parte da história do Yahoo.

Toninho – A produção foi bancada pela banda?                            Zé Henrique – Sim, gravamos o CD e o DVD no Garden Hall, Rio de Janeiro, no final do ano passado e oferecemos o trabalho á Atração, que se interessou em prensar e distribuir.

Toninho – Qual faixa está sendo trabalhada?                               Zé Henrique – Escolhemos, junto com a gravadora, De Volta Pro Amor, versão de Way Back Into Love, um dos temas do filme Letra e Música. A canção nos foi indicada por um radialista. Gostamos e resolvemos gravar. Está indo muito bem nas rádios.

Toninho – O Yahoo nunca participou desses eventos de revival como Trash 80’s ou Ploc 80. Qual o motivo?                                Zé Henrique – Sinceramente não gostamos desses rótulos de revival ou nostalgia. Temos que pensar sempre em seguir adiante. Claro que o passado é importante, mas nossa meta é continuar trabalhando, trazendo novidades. Além disso, começamos no final da década de 80, não sentimos muita afinidade com o que aconteceu no início daquele período.

Toninho – Vocês vão fazer turnê de lançamento do Ao Vivo?        Zé Henrique – Sim, começaremos em agosto na Festa do Peão de Boiadeiro em Barretos. Depois iremos para o sul, a partir de Santa Catarina, e seguiremos por todo o Brasil. No Rio, faremos o Estrela da Lapa, e estamos definindo um local em São Paulo.

Site oficial: www.bandayahoo.com.br

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Um Papo com CLAUDIA LEITTE

08claudia leitte_cred_andre schiliro04 A tão esperada estréia de CLAUDIA LEITTE na carreira solo enfim acontece. A cantora lança o CD Claudia Leitte Ao Vivo Em Copacabana (Universal Music), gravado em abril último. Diante de cerca de dois milhões de pessoas, a cantora baiana deu novas provas de que é uma estrela, esbanjando musicalidade, graça e presença de palco.

Na quarta, 8 de julho, Claudia esteve em São Paulo para conversar com a imprensa sobre a nova fase da carreira. PAPO DE MÚSICO, claro, esteve lá. Veja como foi a conversa, que teve lugar no hotel Hyatt.

Exttravasa, Claudinha!

TONINHO SPESSOTO – Agora é só você. Aumenta a responsabilidade em comparação aos tempos de Babado Novo?CLAUDIA LEITTE – Sim e não. Agora, como você disse, sou só eu, à frente de uma grande empreitada. Aumenta o peso do trabalho e, certamente, aumentam as cobranças. Por outro lado, continuo encarando tudo com a mesma alegria e leveza.

Toninho – Está satisfeita com o resultado do CD e do DVD?  Claudia – Satisfeitíssima! E olhe que não foi fácil, tivemos problemas operacionais sérios que foram resolvidos ao longo do show. E por causa da chuva, não conseguimos gravar Amor Perfeito. Mas estou plenamente satisfeita com o resultado, ficou lindo! (Claudia viu um trecho do DVD juntamente com a imprensa minutos antes da entrevista. O DVD chegará às lojas no início de agosto).

conv_daniela_claudia Toninho – Quais critérios nortearam a escolha dos convidados?         Claudia – Afinidade e gosto pessoal. Gabriel o Pensador era o cara certo pra dividir Exttravasa comigo, pelo próprio teor da canção, totalmente catártico. Badauí, do CPM 22, deu peso todo especial a Bola de Sabão, descobrimos enorme afinidade quando o CPM e o Babado gravaram o Estúdio Coca-Cola. A veia rocker que ele deu à canção foi incrível! Carlinhos Brown é mestre de todos os baianos, não havia como deixa-lo de fora. Busy Man ficou linda! Wando é alguém que escuto desde a infância, adoro Fogo e Paixão, foi uma alegria enorme poder cantar com ele. E Daniela Mercury é outra referência para todas as cantoras da Bahia e do Brasil. Amo Daniela e foi uma honra dividir com ela Cidade Elétrica.

Toninho – Faltou Ivete. Muita gente diz que vocês não se bicam... Claudia – Não é verdade. Não temos afinidade, não somos amigas, mas respeito profundamente o trabalho de Ivete Sangalo e não deixo de reconhecer sua importância para a música da Bahia e do Brasil. Também não sou amiga de Sarajane e Margareth Menezes mas igualmente as admiro e respeito.

Toninho – Você vai fazer um giro pela Europa em agosto. Qual a expectativa?                                                                       Claudia – Já tive o privilégio de cantar outras vezes fora do Brasil, é muito bom levar calor, afeto e música para os brasileiros que estão fora. E se puder conquistar outras platéias, melhor ainda!

Toninho – Você costuma cantar canções em inglês nos shows e discos, tanto é que no novo trabalho há mais uma gravação sua de D’yer M’aker, do Led Zeppelin. Pensa em fazer um disco em inglês para firmar seu nome no mercado internacional?     Claudia – Olha, é uma idéia que já me passou pela cabeça, sim. Gosto de cantar em inglês e tenho consciência de que fazer um disco no idioma seria um instrumento importante para eu me estabelecer no mercado internacional. É algo que vai pintar, mais cedo ou mais tarde.

CLAUDIA LEITTE Toninho – Por quê o Rio de Janeiro para o start na carreira solo?  Claudia – Nasci em São Gonçalo, interior do Rio de Janeiro, mas fui para Salvador com alguns dias de vida. Sempre tive uma ligação muito forte com o Rio. E sempre tive vontade de fazer um grande show em Copacabana. Quando isso se tornou viável, aproveitei a chance!

Toninho – Todos sabem que Claudia Leitte é viciada em internet. Você acredita que o futuro do negócio da música está no digital?Claudia – Sem dúvida! Eu mesma compro muita música pelo iTunes e outras lojas virtuais. Isso é fato: o business da música está se encaminhando para o terreno digital. Quando as pessoas se conscientizarem do malefício dos downloads ilegais e os preços de players de MP3 e dos downloads forem acessíveis a todos, a rede estará feita. Eu, particularmente, adoro internet, faço questão de incrementar sempre meu site, de responder pessoalmente às mensagens no meu blog. Sou uma garota internética e internáutica! (risos)

Fotos: André Schilliró                                                                  Site oficial: www.claudialeitte.com.br

domingo, 6 de julho de 2008

Emoção e Talento no PAPO DE MÚSICO com TAVITO

M4031M-4209 A quarta edição do PAPO DE MÚSICO, realizada em 10 de junho no Villaggio Café, São Paulo, foi marcada por muita emoção e doses generosas de talento. O jornalista, radialista e produtor musical TONINHO SPESSOTO e TAVITO conversaram durante duas horas e quarenta minutos, falando de Música. TAVITO recordou canções e emocionou o público com suas histórias e pensamentos.

A abertura da noite ficou a cargo de ANA PAULA XAVIER, que encantou a todos com sua graça, afinação e bom gosto musical. Acompanhada pelo grande violonista Brau Mendonça, ela cantou algumas canções de seu repertório, entre elas o Cenouras, do Som Imaginário, grupo do qual TAVITO fez parte.

M4031M-4209 TAVITO relembrou clássicos como Rua Ramalhete, Água e Luz, Naquele Tempo e, claro, Casa no Campo, parceria com Zé Rodrix. Mostrou também canções novas que estarão em Tudo, seu novo disco, a ser lançado em breve. Dividiu palco com a filha, Julia Carvalho, e com Barbara Rodrix. Foi acompanhado pelo violonista Nando Lee.

O projeto PAPO DE MÚSICO passa por uma grande remodelação. A partir de agosto, se transformará em programa de rádio, transmitido pela USP FM às segundas-feiras, à meia-noite. O projeto será semanal, com suas edições gravadas às terças-feiras à tarde a partir do início de agosto, no SL Music Hall, espaço de shows do Conservatório Souza Lima, em São Paulo. A entrada será franca. Aguardem novidades sobre os primeiros convidados!