segunda-feira, 7 de julho de 2008

Um Papo com CLAUDIA LEITTE

08claudia leitte_cred_andre schiliro04 A tão esperada estréia de CLAUDIA LEITTE na carreira solo enfim acontece. A cantora lança o CD Claudia Leitte Ao Vivo Em Copacabana (Universal Music), gravado em abril último. Diante de cerca de dois milhões de pessoas, a cantora baiana deu novas provas de que é uma estrela, esbanjando musicalidade, graça e presença de palco.

Na quarta, 8 de julho, Claudia esteve em São Paulo para conversar com a imprensa sobre a nova fase da carreira. PAPO DE MÚSICO, claro, esteve lá. Veja como foi a conversa, que teve lugar no hotel Hyatt.

Exttravasa, Claudinha!

TONINHO SPESSOTO – Agora é só você. Aumenta a responsabilidade em comparação aos tempos de Babado Novo?CLAUDIA LEITTE – Sim e não. Agora, como você disse, sou só eu, à frente de uma grande empreitada. Aumenta o peso do trabalho e, certamente, aumentam as cobranças. Por outro lado, continuo encarando tudo com a mesma alegria e leveza.

Toninho – Está satisfeita com o resultado do CD e do DVD?  Claudia – Satisfeitíssima! E olhe que não foi fácil, tivemos problemas operacionais sérios que foram resolvidos ao longo do show. E por causa da chuva, não conseguimos gravar Amor Perfeito. Mas estou plenamente satisfeita com o resultado, ficou lindo! (Claudia viu um trecho do DVD juntamente com a imprensa minutos antes da entrevista. O DVD chegará às lojas no início de agosto).

conv_daniela_claudia Toninho – Quais critérios nortearam a escolha dos convidados?         Claudia – Afinidade e gosto pessoal. Gabriel o Pensador era o cara certo pra dividir Exttravasa comigo, pelo próprio teor da canção, totalmente catártico. Badauí, do CPM 22, deu peso todo especial a Bola de Sabão, descobrimos enorme afinidade quando o CPM e o Babado gravaram o Estúdio Coca-Cola. A veia rocker que ele deu à canção foi incrível! Carlinhos Brown é mestre de todos os baianos, não havia como deixa-lo de fora. Busy Man ficou linda! Wando é alguém que escuto desde a infância, adoro Fogo e Paixão, foi uma alegria enorme poder cantar com ele. E Daniela Mercury é outra referência para todas as cantoras da Bahia e do Brasil. Amo Daniela e foi uma honra dividir com ela Cidade Elétrica.

Toninho – Faltou Ivete. Muita gente diz que vocês não se bicam... Claudia – Não é verdade. Não temos afinidade, não somos amigas, mas respeito profundamente o trabalho de Ivete Sangalo e não deixo de reconhecer sua importância para a música da Bahia e do Brasil. Também não sou amiga de Sarajane e Margareth Menezes mas igualmente as admiro e respeito.

Toninho – Você vai fazer um giro pela Europa em agosto. Qual a expectativa?                                                                       Claudia – Já tive o privilégio de cantar outras vezes fora do Brasil, é muito bom levar calor, afeto e música para os brasileiros que estão fora. E se puder conquistar outras platéias, melhor ainda!

Toninho – Você costuma cantar canções em inglês nos shows e discos, tanto é que no novo trabalho há mais uma gravação sua de D’yer M’aker, do Led Zeppelin. Pensa em fazer um disco em inglês para firmar seu nome no mercado internacional?     Claudia – Olha, é uma idéia que já me passou pela cabeça, sim. Gosto de cantar em inglês e tenho consciência de que fazer um disco no idioma seria um instrumento importante para eu me estabelecer no mercado internacional. É algo que vai pintar, mais cedo ou mais tarde.

CLAUDIA LEITTE Toninho – Por quê o Rio de Janeiro para o start na carreira solo?  Claudia – Nasci em São Gonçalo, interior do Rio de Janeiro, mas fui para Salvador com alguns dias de vida. Sempre tive uma ligação muito forte com o Rio. E sempre tive vontade de fazer um grande show em Copacabana. Quando isso se tornou viável, aproveitei a chance!

Toninho – Todos sabem que Claudia Leitte é viciada em internet. Você acredita que o futuro do negócio da música está no digital?Claudia – Sem dúvida! Eu mesma compro muita música pelo iTunes e outras lojas virtuais. Isso é fato: o business da música está se encaminhando para o terreno digital. Quando as pessoas se conscientizarem do malefício dos downloads ilegais e os preços de players de MP3 e dos downloads forem acessíveis a todos, a rede estará feita. Eu, particularmente, adoro internet, faço questão de incrementar sempre meu site, de responder pessoalmente às mensagens no meu blog. Sou uma garota internética e internáutica! (risos)

Fotos: André Schilliró                                                                  Site oficial: www.claudialeitte.com.br

Nenhum comentário: